sexta-feira, 23 de abril de 2010

Convergência


Integração de mídias

A convergência de mídias vai muito além do uso integrado das recentes tecnologias, ou ainda da união das gigantes da comunicação – informação, entretenimento.

A convergência de mídia representa a possibilidade de se trabalhar com várias mídias, impressa, interativa, visual e auditiva. Todas embutidas em um sistema chamado multimídia.

O Jornalista

É um processo bastante interessante da convergência. O profissional do jornalismo configura as inúmeras mídias, trabalha com textos, sons, imagens e interatividade, por isso é um profissional multimídia.
O processo de integração entre jornal impresso e jornal online fortalece a convergência. Onde tipos distintos de redação se encontram em um mesmo espaço respeitando as características de cada uma.
Notícias antes produzidas para uma mídia específica, são aproveitadas em demais mídias
O mercado pede um profissional multi, e os jornalistas estão se encaixando nisso graças à convergência. Realizar entrevista não é mais a única função do jornalista.
Fontes:

Convergência de Mídias Novas:

http://blogjorvladimir.blogspot.com/2007/10/convergncias-de-mdia-novas-tecnologias.html

CORRÊA, Elizabeth Saad; CORRÊA, Hamilton Luís. Convergência de mídias: primeiras contribuições para um modelo epistemológico e definição de metodologias de pesquisa
Disponível em [http://www2.eptic.com.br/sgw/data/bib/artigos/49808105523a0de80f95d7947efc14cb.pdf]

Um comentário: