sexta-feira, 5 de março de 2010

Web dois ponto zero por Relly ponto ame




Muito se discute sobre a web 2.0, e mesmo assim não chegam a uma conclusão que pudesse definir o termo. Isto porque a web 2.0 ainda está em construção.

Tim O’Reilly em 2004 batizou a mudança para uma internet como plataforma, e o entendimento de suas regras para obter sucesso na nova plataforma, de Web 2.0. Existem inúmeras regras, mas a de maior importância é o desenvolvimento de aplicativos com finalidade para aproveitamento dos efeitos de rede e sua qualificação dependendo do acesso dos usuários, isto é, quanto mais os efeitos forem usados, melhores eles ficarão, o conhecimento dos próprios navegadores será responsável pelo aprimoramento dos aplicativos.

Um episódio marcante à cerca da web 2.0 foi a valorização da opinião dos consumidores/navegadores.. Com um simples aceito/não aceito, gostei/não gostei, inclusos nos sites, é possível mensurar isto com um fenômeno de capitalização da opinião dos navegadores, tornando possível o feedback. O precursor foi o site Amazon.

Não é necessário ser especialista para disponibilizar material na web 2.0. A web exigia muito de quem desejasse tornar público, por exemplo uma matéria sobre a história da internet. Sem falar no conteúdo da 2.0 que é mais arrojado, dinâmico e interativo.

O grande mote da web 2.0 comparado a sua antecessora web, é permitir que qualquer pessoa que saiba navegar possa publicar conteúdos. Essa é sua maior singularidade diante da web, entre outras particularidades, é a facilidade na publicação de conteúdo.
Referências
"Conceituando o que é Web 2.0"
http://web2.0br.com.br/conceito-web20/

Dos Anjos, Júlio "A Web 2.0 e o perfil do profissional da Informação"
http://paginas.fe.up.pt/~newsci/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=114&lang=pt

Um comentário: