sexta-feira, 19 de março de 2010



A Revolução Contemporânea em matéria de comunicação

As pessoas estão cada vez mais ligadas, mais conectadas umas com as outras. Isso se dá por conta da tecnologia cada vez mais avançada, verdadeira heroína que tem soluções bravias diante dos problemas corriqueiros dos seres humanos. Em especial as transformações resultantes da revolução industrial, além do homem pela máquina, que é bastante discutido. Temos de dar atenção especial aos meios de comunicação que permitem esse elo entre as pessoas, e torna possível que a humanidade se reconecte consigo mesma. Como se o mundo fosse homogêneo no que a tange pessoas, e cidades fossem representações geográficas da distância entre um habitante e outro. Isto é diante dessa reconexão todos estamos, juntos, nem perto nem longe, mas presente.

O que ocorre é que, diante dessa reconexão, há informação de todos os lados chegando a todo instante. Muita informação colide fronte a toda dinâmica. E a cada por ser o oposto do que é esperado do ciberespaço.

Ciberespaço

Ciberespaço é onde tudo acontece hoje. Configura mais um espaço de criação, produção, informação, entretenimento e conhecimento da sociedade contemporânea. Já representando um grande significado, informatizando tudo relacionado a comunicação e informação. Formam-se grupo com as discussões sociais, políticas e econômicas.
Logo a partir dessa informatização, usa-se os sistemas de comunicação e à medida que o uso cresce, os sistemas são aperfeiçoados. Todos podem se beneficiar desse processo.
A estrutura do ciberespaço liga as pessoas como dito no início do texto, e o que há de comum nisso é que todas estão conectadas e um único ponto, reforçando conexões.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Web dois ponto zero por Relly ponto ame




Muito se discute sobre a web 2.0, e mesmo assim não chegam a uma conclusão que pudesse definir o termo. Isto porque a web 2.0 ainda está em construção.

Tim O’Reilly em 2004 batizou a mudança para uma internet como plataforma, e o entendimento de suas regras para obter sucesso na nova plataforma, de Web 2.0. Existem inúmeras regras, mas a de maior importância é o desenvolvimento de aplicativos com finalidade para aproveitamento dos efeitos de rede e sua qualificação dependendo do acesso dos usuários, isto é, quanto mais os efeitos forem usados, melhores eles ficarão, o conhecimento dos próprios navegadores será responsável pelo aprimoramento dos aplicativos.

Um episódio marcante à cerca da web 2.0 foi a valorização da opinião dos consumidores/navegadores.. Com um simples aceito/não aceito, gostei/não gostei, inclusos nos sites, é possível mensurar isto com um fenômeno de capitalização da opinião dos navegadores, tornando possível o feedback. O precursor foi o site Amazon.

Não é necessário ser especialista para disponibilizar material na web 2.0. A web exigia muito de quem desejasse tornar público, por exemplo uma matéria sobre a história da internet. Sem falar no conteúdo da 2.0 que é mais arrojado, dinâmico e interativo.

O grande mote da web 2.0 comparado a sua antecessora web, é permitir que qualquer pessoa que saiba navegar possa publicar conteúdos. Essa é sua maior singularidade diante da web, entre outras particularidades, é a facilidade na publicação de conteúdo.
Referências
"Conceituando o que é Web 2.0"
http://web2.0br.com.br/conceito-web20/

Dos Anjos, Júlio "A Web 2.0 e o perfil do profissional da Informação"
http://paginas.fe.up.pt/~newsci/index.php?option=com_content&view=article&id=120&Itemid=114&lang=pt

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ensaio da Internet


Nascida sem a pretensão de nascer, a Internet surgiu nos tempos da Guerra de Interesses, lê-se Guerra Fria. Atendia pela alcunha de ArphaNet, estabelecendo a comunicação militar em bases dos EUA.

Foi então que a Guerra terminou, e não houve motivos para que os militares mantivessem a ArphaNet sob sua batuta. Então permitiram o acesso aos cientistas, e estes posteriormente liberaram para as instituições de ensino superior.

Daí, foi um passo para que a internet fosse uma realidade em universidades de outros países e seu acesso fosse condicionado ao uso doméstico de mais de 5 milhões de pessoas conectadas com a rede. E para cada novo acesso, mais quatro se conectavam com a comunicação mundial.

Em um endereço único o usuário pode encontrar uma gama de informações, com possibilidade de imagens, sons e arquivos, tudo isso no WWW (World Wide Web).

A Internet corresponde a um conjunto de computadores interligados entre si, respondendo a protocolos e serviços, de modo que seu usuário possa desfrutar de informação e comunicação de alcance universal.

Atualmente a Internet não é mais um capricho, dominá-la é preciso.

Referências:
http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=11&rv=Vivencia